Depoimento de Karine Pezzine, aluna em intercâmbio pela UNISC em Portugal

Fotos da aluna, Karine Pezzini



Depoimento de Karine Pezzini - Acadêmica do curso de Psicologia. Ela está participando do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional no ISPA em Portugal.

"Essa experiência está sendo maravilhosa, é muito mais do que eu imaginava. O hostel que fiquei nas primeiras semanas era muito bom, me ajudaram a procurar apartamento, fui muito bem recepcionada por eles. Agora já estou em um apartamento com 12 estudantes, e sou a única brasileira, está sendo uma grande experiência. Em relação a faculdade está tudo certo, estou fazendo 5 cadeiras, que aliás está ótimo e estou aprendendo muito."

II Viagem de Estudos - Curso de Inglês - Oxford / Inglaterra





ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS E O CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS DA UNISC DIVULGAM:



Inscrições para II Viagem de Estudos - Curso de Inglês - Oxford / Inglaterra

É com satisfação que a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), em parceria com o Centro de Línguas e Culturas (CELINC) da UNISC informa que estão abertas as Inscrições para o II Viagem de Estudos - Curso de Inglês - Oxford / Inglaterra de 2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2014.


 A viagem tem como objetivo principal possibilitar uma experiência de aprendizagem da Língua Inglesa com imersão cultural na comunidade inglesa.


 Curso: O curso será de segunda a sexta-feira no British Study Centres em Oxford.

Público- Alvo:

- Alunos da Unisc, Cepru, CELINC maiores de 18;

- Funcionários e Professores (Unisc, Cepru, Educar-se e HSC)

- Membros do Programa Voltare



Inscrições: de 12 a 27 de setembro de 2013 nos seguintes locais:


- AAII - sala 206 A, Bloco 2. Contato por e-mailandremaurer@unisc.br ou pelo telefone: 3717-7314;

-  Centro de Línguas - sala 301 B, Bloco 3, de segunda a sexta-feira. Contato pelo e-mail línguas@unisc.br ou pelo telefone 3717-7381;

-  Protocolos da UNISC,  Campi Santa Cruz, Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa.



Maiores informações você encontra no Regulamento e ficha de inscrição que estão disponíveis no link:  http://www.unisc.br/portal/pt/internacional/viagens-de-estudo/viagens.html



- Selecionar no cabeçalho da página a segunda aba “Curso de Inglês”  para acessar as informações deste edital e a ficha de inscrição.

Inscrições para II Viagem de Estudos- Curso de Francês - Paris, França



ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS E O CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS

Divulgam:

Inscrições para II Viagem de Estudos- Curso de Francês - Paris, França

É com satisfação que a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), em parceria com o Centro de Línguas e Culturas (CELINC) da UNISC informa que estão abertas as Inscrições para a I Viagem de Estudos- Curso de Francês - Paris, França de 04 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014.

A viagem tem como objetivo principal possibilitar uma experiência de aprendizagem da Língua Francesa com imersão cultural na comunidade francesa em Paris.

Público- Alvo: Alunos da Unisc, Cepru, CELINC maiores de 18 e voltare; Funcionários e Professores (Unisc, Cepru, Educar-se e HSC)

Inscrições: de 05 a 30 de agosto 2013 nos seguintes locais:

- AAII - sala 206 A, Bloco 2, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, 13h às 17h30 e das 18h30 às 22h. Contato por e-mail andremaurer@unisc.br ou vblima@unisc.br ou pelo telefone: 3717-7314;

- Centro de Línguas - sala 301 B, Bloco 3, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h30 às 22h30. Contato pelo e-mail linguas@unisc.br<mailto:linguas@unisc.br> ou pelo telefone 3717-7381;

- Protocolos da UNISC, Venâncio Aires, Sobradinho, Montenegro e Capão da Canoa.

Maiores informações, como valores e requisitos, você encontra no Regulamento e ficha de inscrição que estão disponíveis no link: http://www.unisc.br/portal/pt/internacional/viagens-de-estudo/viagens.html



Unisc participa de conferência nos Estados Unidos


A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), representada pelo funcionário André Luiz Maurer, participou da Nafsa Annual Conference, realizada de 26 a 31 de maio, na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos.
O evento é reconhecido como o mais importante sobre internacionalização da educação superior no mundo e é promovido pela Association of International Educators (Nafsa). A conferência reuniu mais de 8 mil representantes de universidades, agências e entidades que promovem a internacionalização e o intercâmbio no ensino superior em vários países.

Houve reuniões abertas, workshops e seminários com temáticas que abordaram tanto a parte técnica e operacional da realização de intercâmbios na graduação ou na pós-graduação como temas estratégicos e de interesse global sobre educação superior e mobilidade da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos).

Além disso, o evento contou com palestrantes renomados, como o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan; o médico, escritor e pesquisador Alfredo Quiñones-Hinojosa; o ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos, Rye Barcott; e o político, ex-presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz de 1987, Oscar Arias.
Esta foi a primeira vez que a Unisc participou do evento com o intuito de fortificar os laços internacionais com seus parceiros e contribuir para a internacionalização acadêmica.

Fonte: http://www.unisc.br/portal/pt/sala-de-imprensa/noticias/1589/unisc-participa-de-conferencia-nos-estados-unidos.html

AAII e NAAC realizam Capacitação para Intercâmbios


Em parceria com o Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) realizou, no dia 13 de junho, a Capacitação para Intercâmbios. A atividade foi direcionada aos membros da comunidade acadêmica que participarão de viagens de estudos, de estágios, do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai) e do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) por meio da Instituição.
 
Na capacitação foram abordados, além dos assuntos práticos sobre a preparação para viagens, legislação, assuntos financeiros e de saúde e questões psicológicas, que visam preparar os estudantes, os professores e os funcionários para a convivência com culturas de diferentes países e realidades. A atividade contou com 42 participantes.

Fonte: http://www.unisc.br/portal/pt/sala-de-imprensa/noticias/1588/aaii-e-naac-realizam-capacitacao-para-intercambios.html

Novas datas para realização do TOEFL IBT na UNISC

Gostaríamos de divulgar as próximas ofertas para o TOEFL IBT deste ano e também para os cursos direcionados ao exame:







Datas:

- 16/08 - 9h
- 27/09 - 9h
- 20/12 - 9h



O TOEFL é um teste de certificação internacional, elaborado pelo ETS (Educational Testing Service) localizado na cidade de Princeton – New Jersey e tem a função de avaliar a proficiência de inglês dos interessados. Os resultados do exame são exigidos por Universidades Americanas para estudantes que queiram estudar regularmente ou candidatarem-se a bolsas de estudo no exterior, como o programa do Governo Ciências sem Fronteiras, por exemplo. Além disso, várias empresas e entidades governamentais utilizam os resultados para contratação de funcionários de países não falantes de inglês.

Os exames terão um limite de 20 candidatos para cada data oferecida.

Para informações sobre o teste, inscrições e outras informações, acesse o site: http://www.ets.org/toefl/



CURSOS DIRECIONADOS AO EXAME:

TOEFL INTENSIVE COURSE
Carga-horária: 20 h/a (sendo 16 h/a presencias e mais 4h/a à distância)
Pré-requisito: Conhecimento mínimo de nível B1+, comprovado através de teste de nivelamento gratuito.
Limite de 5 alunos por turma.

Turma 4 – De 03/08 a 10/08 (Exame: 16/08)
Horários: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Turma 5 – De 13/09 a 14/09 (Exame: 27/09)
Horários: Sexta e sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h

Turma 6 – De 07/12 a 14/12 (Exame: 20/12)
Horários: Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h


Informações, valores e inscrições: Tel. 51 3717-7381 e E-mails: linguas@unisc.br /jnvieira@unisc.br / chrisfar@unisc.br

Intercambista realiza visita técnica

A intercambista Eva Fritzi Goldmann que está passando um mês na UNISC para realizar pesquisas na área da Biologia, curso que estuda na Universität Tübingen, Alemanha, visitou as instalações da  AFUBRA. 

A estudante de biologia pode conhecer a prática do cultivo do tabaco, as atividades da entidade e também ir até a planta de produção de Biodiesel.  
A visita foi guiada pelo funcionário da AFUBRA Nataniel M. Sampaio.

Eva F. Goldmann e Nataniel Sampaio

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS :: VIAGEM DE ESTUDOS – CURSO DE ESPANHOL – VALLADOLID, ESPANHA



UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS E O CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS DA UNISC

VIAGEM DE ESTUDOS – CURSO DE ESPANHOL  – VALLADOLID, ESPANHA

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UNISC e o Centro de Línguas e Culturas da Unisc objetivam, através do oferecimento desta viagem de estudos, possibilitar ao grupo que integra docentes, discentes e técnicos administrativos uma oportunidade de aprendizagem por intermédio da diversidade de experiências, da ampliação da visão de mundo, do contato com a cultura espanhola, e, sobretudo, da aprendizagem do Espanhol.
Parabenizamos aqueles que se candidataram a esta oportunidade que representa uma parte do processo de construção pessoal e que se reflete, diretamente, no crescimento da nossa Universidade.

De acordo com o Edital desta viagem e sua retificação, a Comissão de Avaliação classificou por grupos as candidaturas recebidas por Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes sendo que o total de vagas contemplam 5 vagas para Docentes e Técnicos Administrativos, e 15 vagas para Discentes. Em não havendo o preenchimento das vagas por parte de um dos grupos, os suplentes do outro poderão preenchê-las. Assim, divulgamos a relação dos selecionados e suplentes:

Selecionados – Docentes e Técnicos Administrativos
Fabiana Piccinin
Liane Mahlmann Kipper
Maristela Soares de Rezende
Rosane Maria Cardoso
Tanara Iser

Suplentes – Docentes e Técnicos Administrativos
Ana Paula Benetti Machado

Selecionados - Estudantes
Adriana Janice Lenz
Bruna Pisching Marchesan
Carla Regina Leiffeit
Danielle Escarrone Dalcin
Danusa Fernanda de Oliveira
Evelaine Andreia Barbian
Fernanda Spiegel
Franciele Mariel Kuester
João Vicente Pinto Stürmer
Marina Alles König
Marcos Vinicius Jacobs
Marina Bertol
Matheus Becker da Costa
Mariana Almudi Souza
Rosália Schmidt

Suplentes – Estudantes
1
Graziela Maria Lazzari
2
Manoela Cristina Lemos
3
Juliana Nunes Lindermann
4
Camila de David Cruz
5
Aglaupe Ferreira Bonfim Pereira
6
Laura Nunes Lindermann
7
Leidimirian Chananeco Lima
8
Vinicius Ribeiro da Silva
9
Leticia Pesamosca
10
Pablo Cardoso
11
Edilaine Dornelles Rosa
12
Gabriel Henrique Loebens
13
Carolina Rezende Faccin

Os selecionados serão avisados por e-mail da primeira reunião informativa sobre a viagem.

Esclarecimentos podem ser obtidos através da Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UNISC. E-mails vblima@unisc.br e andremaurer@unisc.br  ou (51) 37177314.

Atenciosamente,

Cristiana Verônica Mueller
Coordenadora da AAII


Prof. Dr. Carlos Renê Ayres
Coord. do Centro de Línguas e Culturas

Doutorado Pleno pelo Programa Ciência sem Fronteiras nos EUA



 
A LASPAU: Academic and Professional Programs for the Americas, uma organização sem lucrativos afiliada à Universidade de Harvard. Sob à direção conjunta da Agência Federal de Apoio e Avaliação da Educação Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a LASPAU é a principal parceira na administração das bolsas de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), modalidade doutorado pleno nos Estados Unidos. Também, nós administramos bolsas de estudo vindas de vários órgãos governamentais e não-governamentais em toda a América Latina e o Caribe, colocando os estudantes nos principais programas acadêmicos em mais de cem universidades nos Estados Unidos.


No momento, as inscrições para as bolsas de estudo de doutorado pleno estão abertas para brasileiros e residentes no Brasil, na qual os candidatos interessados devem ter proficiência no idioma inglês e possuir no mínimo o diploma de bacharelado. Também, os candidatos interessados não precisam obter a carta de aceite da universidade durante a inscrição da bolsa, pois, a LASPAU estará encarregada de ajudar os estudantes durante todo o processo de colocação e admissão em uma universidade nos Estados Unidos.

Se você está pensando em fazer um doutorado pleno nos EUA, venha conversar com a equipe da AAII da UNISC estamos aqui para auxiliar você a realizar este desejo!
UNISC - Campus Sede, Santa Cruz do Sul- RS, Bloco 2, sala 206-A, Tel: 51 37177314, e-mails: vblima@unisc.br ou andremaurer@unisc.br .