Programa de residência internacional em Paris-Récollets 2012



A prefeitura da cidade de Paris e o Instituto francês, operador do ministério das Relações exteriores e européias para a ação cultural da França no exterior, propõem a artistas e escritores estrangeiros profissionais um programa de residência no Centro internacional de acolhimento e de intercâmbios dos Récollets.

O Convento dos Récollets, edifício prestigioso situado no centro de Paris às margens do Canal Saint-Martin, tornou-se desde sua restauração um lugar de acolhimento para artistas e pesquisadores do mundo inteiro. Mais de 160 artistas e autores, vindos de mais de 80 países, já foram acolhidos nessa residência desde o início do programa em 2003.

O programa ambiciona acolher artistas e escritores estrangeiros que tenham um projeto artístico/literário específico para desenvolver em Paris na área das artes visuais, das artes cênicas ou da literatura. O projeto deve ser preferencialmente desenvolvido em parceria com uma instituição, organismo, companhia ou artista em Paris ou arredores. Na área da literatura, o projeto deve ser parte de um projeto de pesquisa.

Os projetos devem desenvolver-se no lugar da residência em harmonia com a cidade de acolhimento e seu ambiente cultural. Essa residência, que constitui para o artista um momento privilegiado de reflexão e de criação, contribuirá para a visibilidade da cena artística internacional em Paris. 

PERFIL DOS CANDIDATOS
O programa de residência Paris-Récollets destina-se individualmente a artistas e escritores. O candidato deve: estar engajado em sua prática profissional por, no mínimo, 5 anos;  comprovar a realização de trabalhos anteriores e um percurso profissional já significativo;  falar francês ou inglês; estar liberado de suas atividades profissionais durante o período de estadia em Paris.
Os artistas e escritores, selecionados por uma comissão para uma residência de três meses, beneficiam de um subsídio de residência mensal de 1.500 € e de um ateliê-alojamento de uma superfície de cerca de 60m². 

DATA LIMITE 
22 de junho de 2011. 

Mais informações
Ou envie um e-mail para: michelle.robert@institutfrancais.com

Fonte: Rioscope

Nenhum comentário:

Postar um comentário