:: ALTERAÇÕES :: EDITAIS DO PROGRAMA DE BOLSAS - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - SWG - CAPES e CNPq












EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - SWG
Alterações editais - CAPES e CNPq

A UNISC recebe novas Bolsas e divulga: Editais do Programa Ciência sem Fronteiras.

Abaixo segue informações referentes ao Programa e relativas ao período de inscrições que encerram em: para edital CAPES até 19 de outubro de 2011 e para Edital CNPq até 4 de novembro de 2011.

O programa tem como objetivos do Programa:
I.      Oferecer a discentes dos cursos de graduação da UNISC a oportunidade de estudo e a possibilidade de estágio programado de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório de Universidades dos Estados Unidos;
II.     Permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas possibilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de elevado padrão de qualidade, visando complementar sua formação técnico-científica em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil;
III.          Complementar a formação de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para o empreendedorismo, a competitividade e a inovação;
IV.         Estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras;
V.          Possibilitar a formação com qualidade de recursos humanos técnico-científicos altamente especializados.

Permanência no Programa 
Destaca-se que a permanência do aluno será custeada pela CAPES e/ou pelo CNPq, pelo período de até 12 (doze) meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para  estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pela CAPES em conjunto com as universidades de destino.

Instituições de Destino 
Edital CAPES: As instituições de destino serão definidas pelo Institute of International Education (IIE), com anuência da CAPES, definindo pela aplicação em universidades dos Estados Unidos da América, com base no critério de qualidade da instituição e pertinência quanto às áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras.
Edital CNPq: As instituições de destino estão elencadas no site do Programa Ciência sem Fronteiras.

** O CNPq abre a possibilidade de Universidades Brasileiras incluirem ainda universidades conveniadas como participantes do Programa. Para tanto, as universdiades conveniadas à UNISC podem ser acessadas no portal da UNISC, seção, Internacional / Convênios.


Para candidatura o interessado deve ser estudante de Curso de Graduação da UNISC e que atenda aos requisitos listados nos editais. Os editais da CAPES e do CNPq apresentam pré-requisitos diferentes, confira:

1 - Edital CNPq: Não exige prova internacional de proficiência em língua inglesa, o aluno fará um teste especifico no CLEINC do idioma do país destino; Universidade de vários países; Não há exigência de percentual de curso concluído.

2 - Edital CAPES: Exige prova internacional de proficiência em língua inglesa (TOEFL iBT / PBT; IELTS)*; Especifico para universidades nos Estados Unidos da América; Exige que o aluno tenha entre 40% e 80% do curso concluído.
(*)Para o edital CAPES o aluno deve apresentar prova de proficiência em língua inglesa (TOEFL iBT / PBT ou IELTS) conforme consta no edital. O aluno pode entregar o agendamento da prova para inscrição, o resultado deve ser entregue até 16 de novembro. Na pagina no programa no portal da UNISC você encontra mais informações sobre as provas, datas e locais.

Inscrições:
Edital CAPES: até 19 de outubro de 2011;
Edital CNPq: até 4 de novembro de 2011.

Local: Assessoria de Assuntos Internacionais e Inter Institucionais (AAII) - sala 206, Bloco 2, horário: Turnos de Manhã, Tarde e/ou Noite. Documentação: descrita no item 4. do Edital.

Informações: 3717 7314, na Assessoria de Assuntos Internacionais e Inter Institucionais

Acesse os Editais na integra pelo site da UNISC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário