Unisc sedia workshop internacional de Gestão e Manejo Ambiental


I Workshop Internacional Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil

De 26 a 30 de março, a Unisc está sediando o II Workshop Internacional Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil, coordenado pelo professor Eduardo Alexis Lobo Alcayaga. 

Programação:
26/03/2012 – Sala 5328 
8h30: Registro e entrega de material.
9h30: Cerimônia de abertura.
10h: Conferência "Políticas de relações internacionais no desenvolvimento da pesquisa científica no estado do Rio Grande do Sul - RS", com Nadia Pesce da Silveira, representante da Fapergs.
10h45: Coffee-break.
11h: Apresentação relator brasileiro (Jair Putzke) - “Fungos e vegetação em ambientes aquáticos do sul da América do Sul e Antártica”.
11h30: Apresentação relator chileno (Gustavo Zúñiga Navarro) - “Plantas nativas de Chile como fuente de productos Bioactivos. Uso Sustentable de los Recursos”.
12h: Almoço.
13h30: Apresentação relator brasileiro (Eduardo Lobo Alcayaga) - “Avaliação da qualidade do solo de hortas familiares convencionais e de base ecológica, em propriedades rurais do município de Santa Cruz do Sul, RS, utilizando ensaios ecotoxicológicos”.
14h: Apresentação relator chileno (Oscar Díaz Schultze) - “Uso de los Recursos Naturales, Desarrollo y Crecimiento Económico”.
14h30: Apresentação relator chileno (Yasna Tapia Fernández) - "Fitorremediación de metales pesados a través de arbustos del género Atriplex. Ensayos con compost de lodos de depuradora”.
14h30: Apresentação relator chileno (Lissette Valenzuela González) - "Alternativas de Manejo Ambiental para el Control de las Enfermedades Infecciosas que Afectan a la Acuicultura en Chile”.
15h: Apresentação relator brasileiro (Pablo Gressler) -  “Avaliação da eficiência de desenvolvimento de Desmodesmus subspicatus (R. Chodat) E. Hegewald & A. Schmidt (Chlorophyceae) cultivada em fotobiorreator tubular com efluente da ETE-UNISC”.
15h30: Coffee-break.
15h45: Visitas técnicas aos laboratórios da Unisc.

27/03/2012 
9h30: A ser definido.
10h30: Coffee-break.      
11h: Apresentação relator brasileiro (Ênio Leandro Machado) - "Tratamento de efluentes industriais e logística reversa: estratégias de sustentabilidade na gestão do uso das águas”.
11h30: Apresentação relator chileno (Juan Pablo Flores) - “Diseño de zanjas con velocidad de infiltración variable para conservación de aguas y suelos de la cuenca del río Purapel, Chile”.
12h: Almoço.
13h30: Apresentação relator brasileiro (Diosnel Rodriguez López) - “Eletrobiorremediação de solos contaminados por hidrocarbonetos”.
14h: Apresentação relator brasileiro (Adilson Ben da Costa) -  “Desenvolvimento e aplicação de índices de qualidade da água”.
14h30: Apresentação relator chileno (Julio Neuling) - “Estimación de la calidad de hábitat en un tramo del Río Toqui, XI Región de Aysén, empleando el Índice de Hábitat Fluvial (IHF)”.
15h30: Apresentação relator chileno (Lissette Valenzuela González) - "Alternativas de Manejo Ambiental para el Control de las Enfermedades Infecciosas que Afectan a la Acuicultura en Chile”.
16h: Coffee-break. Cerimônia de encerramento e entrega de certificados.
Local: Associação dos Professores da Unisc (Adunisc).

28/03/2012 

9h30 - 17h:
 Trabalho de campo. Visita técnica à Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), da Unisc.

Trabalho de Grupos Binacionais
29 - 30/03/2012
9h30 - 17h: Trabalho de grupos binacionais sobre as linhas de investigação que constituem a base para ambos os programas de mestrado, visando elaborar projetos conjuntos de investigação, com vistas à obtenção de recursos financeiros internacionais.

30/03/2012
17h - 18h: Apresentação e discussão das conclusões por grupo de trabalho.

Fonte: ASSCOM / UNISC

Nenhum comentário:

Postar um comentário