Embaixada e consulados dos EUA mudam processo de solicitação de visto a partir de 30 de abril

Brasília, 19 de abril de 2012
Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/gsspress.html
Novos centros de atendimento em capitais brasileiras simplificam o processo de solicitação de visto
A partir de 30 de abril de 2012, a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudará o processo de solicitação de visto no Brasil. Solicitantes poderão obter informações sobre vistos e agendar entrevistas através de um novo Call Center ou de um novo site que serão lançados na mesma data: http://brazil.usvisa-info.com.
No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível no dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros reforçarão o nosso compromisso de atender à crescente demanda por vistos, ou seja, reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.
Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. Após 30 de abril, o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.
No dia 30 de abril, cada solicitante de visto com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. Solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do site.
A partir de 30 de abril, os solicitantes deverão seguir essas instruções para solicitação de visto:
  1. Preencher o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/
  2. Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, devendo imprimir uma ficha de depósito com a quantia correta da MRV e o número do recibo. Outra opção é pagar por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
  3. Agendar a entrevista pelo site ou pelo Call Center.
  4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
  5. Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
  6. Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.
Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto reforçam o nosso compromisso de melhorar o processo de solicitação de visto e de oferecer aos brasileiros um serviço consular cada vez mais eficaz.
Mais informações sobre o novo processo de visto, visite o site:http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/faqs_gss.html
Até a entrada em vigor do novo sistema, 30 de abril de 2012, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas. Os números de telefone e o endereço do novo site serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do seu lançamento.

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PARA CURSO DE ESPANHOL FUNDACIÓN DE LA LENGUA ESPAÑOLA



A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais divulga o Edital para o PROGRAMA DE BOLSAS PARA CURSO DE ESPANHOL FUNDACIÓN DE LA LENGUA ESPAÑOLA .



A Fundación de la Lengua Española é uma instituição privada criada na Espanha para a promoção da língua e cultura espanhola em países cuja língua não é o espanhol.

Todos os anos, a Fundación de la Lengua Española oferece a 300 estudantes uma bolsa de estudos para inscrição em um curso de 2 semanas, que no ano de 2012 se realizará em Valladolid, Espanha. À UNISC, a escola está ofertando dez bolsas de estudo para realização este ano. O período de realização do curso é de 8 à 22 de dezembro de 2012.

Para acesso ao edital e a ficha de inscrição os interessados devem acessar o link abaixo, a partir de 23 de abril de 2012, sendo que o prazo para inscrições é até 11 de maio de 2012:

Prova de Proficiência Internacional de Língua Inglesa IELTS na UNISC




É com satisfação que informamos que no dia 28/04 será realizada a prova de proficiência em língua inglesa IELTS na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

A UNISC traz esta oportunidade como parte de suas ações de internacionalização institucional unido ao compromisso de facilitar o acesso de nossa comunidade acadêmica às provas de qualificação internacional.

Inscrições e documentação necessária:

O candidato deverá se inscrever até 23/04/2012 e deverá providenciar:       
  • 1 foto 3x4 recente, com fundo branco (fotos de candidatos usando óculos ou recortadas de situações diversas não serão aceitas);
  • Cópia do RG ou Passaporte (importante: CNH, OAB, CREA entre outros não serão aceitos);
  • Formulário de inscrição formulário de papel disponível na AAII (pelo e-mail andremaurer@unisc.br ou vblima@unisc.br) ou pelo link http://www.ielts.org/pdf/IELTS_Application_Form.pdf   
  • Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 440,00. Se inscrição on-line, o pagamento será por boleto bancário. Se inscrição em Formulário papel deverá ser feito depósito para:
Banco HSBC - 399
Agência: 1276
Conta Corrente: 12565-83
Favorecido: CONSELHO BRITÂNICO
CNPJ: 03.738.996/0001-25

IMPORTANTE: As inscrições serão efetivadas após o envio escaneado do comprovante de depósito bancário; da foto 3x4; da cópia do RG ou do Passaporte e do Formulário devidamente preenchido e assinado para o e-mail exames.sp@britishcouncil.org.br enviar em cópia para andremaurer@unisc.br ou vblima@unisc.br .


Local de realização da Prova:

Prova escrita: UNISC, Campus sede em Santa Cruz do Sul, Bloco 35.
Prova oral: UNISC, Campus sede em Santa Cruz do Sul, Bloco 35.


Candidatos de outras cidades:

Caso candidatos de Porto Alegre ou outras cidades queiram antecipar suas provas em virtude do programa Ciências sem Fronteiras, faça a solicitação no site que foi feita a inscrição e altere seu centro aplicador. Ou diretamente com o British Council pelo telefone 0800-701-9876.


Sobre o IELTS:

IELTS (International English Language Testing System) é o teste de proficiência em língua inglesa internacionalmente reconhecido, líder mundial, realizado por mais de 1.4 milhão de candidatos anualmente em todo o mundo.

Desde 1989, o IELTS tem provado ser o exame mais confiável para medir a capacidade de um candidato comunicar-se em inglês e foi desenvolvido pelo British Council em parceria com o IELTS Austrália e a Universidade de Cambridge.
Para maiores informações sobre a prova acesse o site do British Council em:  http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exames-nossos-exames-ielts


Contato para as Informações:

Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais – AAII
Tel. 51 3717-7314
E-mail: andremaurer@unisc.br

XII Viagem de Estudos de Espanhol :: AAII UNISC




É com satisfação que a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais divulga a realização da XII Viagem de Estudos de Espanhol, cujo curso é subsidiado pela UNISC. A viagem ocorrerá no período das férias de inverno, entre 04 e 28 de julho desse ano. O destino escolhido foi Buenos Aires na Argentina com a International Bureau of Language – IBL, pois, é reconhecida pela excelência do ensino no idioma espanhol, possui 13 anos de história e conta com a qualidade dos seus professores.

O edital juntamente com a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da UNISC (www.unisc.br/portal/pt/internacional/viagens-de-estudo/apresentacao.html) ou em nosso mural no Bloco 3.

Maiores informações também podem ser solicitadas pelos e-mails vblima@unisc.br e/ou andremaurer@unisc.br ou se preferir pelo fone (51)3717-7314.

Bolsa para Curso Preparatório para o TOEFL/Inglês Intensivo - no Brasil






A Embaixada dos Estados Unidos concederá pelo menos 125 bolsas de estudos em cursos intensivos de inglês e cultura americana a brasileiros interessados em candidatar-se a bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Os EUA foram o destino do primeiro grupo de bolsistas do CsF, iniciativa do governo federal cuja meta é enviar 101 mil alunos, da graduação ao pós-doutorado, para uma temporada de estudos no exterior.

As primeiras vagas no curso de inglês são para estudantes de baixa renda com desempenho acadêmico acima da média e que morem nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Manaus (AM), Marília (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo e Sorocaba (SP).

Recursos - Os alunos terão aulas pelo método English³ (English Cubed ou Inglês ao Cubo), desenvolvido por especialistas americanos e dos centros binacionais Brasil-EUA. O curso, segundo a embaixada, utilizará "recursos de última geração com metodologias inovadoras e conteúdo online".

O programa será dividido em três módulos: preparatório de 60 horas-aula para o teste de proficiência em inglês Toefl, curso de 60 horas-aula de técnicas de redação e apresentação em inglês, e um curso de 30 horas-aula sobre a vida acadêmica e cultural dos EUA. A embaixada, por meio da Coligação das Entidades de Educação e Cultura Brasil-EUA, destinou US$ 200 mil à iniciativa.

São pré-requisitos para disputar uma bolsa de estudos English³, estar matriculado em um curso superior de tecnologia nas áreas e temas indicados no descritivo do programa CsF; ser brasileiro ou naturalizado; estar classificado com no mínimo de 600 pontos no Enem; te bom desempenho acadêmico; ter concluído no mínimo 40% do currículo previsto para o curso de graduação; ter nível intermediário de proficiência em língua inglesa, e comprovar necessidade de auxílio financeiro.

Para informações sobre o programa English³, acesse o site www.english3.com.br

Site da noticia no portal do Programa Ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/views/-/journal_content/56_INSTANCE_VF2v/214072/521185

Alunos ganham bolsas no Programa Ciência sem Fronteiras








Os estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fernanda Rocha de Oliveira, do curso de Química Industrial, e Alexssandro Emanuel Camargo da Silveira, do curso de Ciências Biológicas, foram comtemplados com bolsas de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras para os Estados Unidos (EUA) e Alemanha.

A aluna Fernanda Rocha de Oliveira se candidatou na primeira chamada, voltada a universidades norte-americanas de excelência. Um dos requisitos para participação era possuir um mínimo de 79 pontos no exame TOEFL, teste de aceite internacional para proficiência na língua inglesa, oferecido somente em algumas regiões com datas estabelecidas. Assim, Fernanda teve que se deslocar até o Paraguai para a realização do teste para conseguir respeitar os prazos do programa. O resultado obtido foi de 90 pontos, sendo que nesta semana recebeu o resultado do seu aceite para estudar na State University of New York College of Agriculture and Technology at Cobleskill,  nos EUA.
Já o estudante Alexssandro Emanuel Camargo da Silveira foi aceito para estudar emMünster, na Alemanha. Outros seis alunos da Unisc já foram aprovados na primeira etapa da oferta de bolsas do CsF e aguardam o aceite das universidades da Austrália, da Espanha e da Itália.
Desde outubro do ano passado a Unisc está participando, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), das bolsas ofertadas pelo Governo do Brasil do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O objetivo é propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras. Até o momento, a Unisc já participou de 14 chamadas públicas do CsF, das quais nove ainda estão com inscrições abertas.